O que é gasolina de alta octanagem? Vale a pena usá-la no meu carro?
Data da postagem: 27/04/2020
O que é gasolina de alta octanagem? Vale a pena usá-la no meu carro?
Em breves palavras, octanagem é a medida de resistência do combustível à detonação. Ou seja, é quanto o combustível resiste à pressão sofrida dentro da câmara de combustão do motor.
Quanto maior a octanagem, maior será a resistência do combustível à detonação, o que é obviamente positivo para o veículo e seu desempenho.
Afinal, com maior octanagem, permite-se ao motor operar com maiores taxas de compressão.
No Brasil, as gasolinas comum e aditivada têm, em média, 87 octanas. É um índice alto, conquistado graças à mistura de 27% de etanol.
Portanto, embora ainda exista no Brasil a cultura de maldizer a gasolina vendida no país, tachando-a como a “pior do mundo”, a realidade de momento é exatamente inversa.
De acordo com o especialista Boris Feldman, a gasolina brasileiro tem ótima reputação internacional e é tida como uma das melhores do mundo.
Isso nos autoriza concluir, respondendo à primeira pergunta do título do post, que gasolina de alta octanagem nada mais é que sinônimo de "gasolina brasileira".
Alta octanagem no meu carro: vale?
A resposta é “depende”, de acordo com especialistas. Para eles, nos carros com menor potência, o resultado do uso de gasolina com maior octanagem costuma ser imperceptível para o motorista.
É o que explica Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisa do Instituto Mauá de Tecnologia de São Paulo: “Se você tiver um carro comum, desses modelos 1.0 ou 1.6 onde o sensor apenas processa o retardo da centelha, e colocar a gasolina com mais octanagem, não vai notar diferença nenhuma”.
No entanto, se o seu veículo é daqueles mais potentes, com motores de maior cilindrada, aí sim a gasolina de alta octanagem vale a pena, pois influenciam no desempenho do carro.
Entendeu agora o que é a gasolina de alta octanagem e se ela é útil ou não para o seu veículo?
Então agora passeie pelo site do Grupo Saga e veja qual carro mais se parece com você: os de maior cilindrada ou os carros comuns?
Escolha o seu.