Por que não devo rodar com o combustível na reserva?
Data da postagem: 11/11/2020
Por que não devo rodar com o combustível na reserva?
Rodar com o tanque de combustível do carro na reserva é um hábito que muitos motoristas têm e que se mostra altamente prejudicial ao veículo, pois, afinal de contas, pode prejudicar diversos aspectos mecânicos do veículo.
Isso é o que garantem especialistas em funcionamento mecânico e de motor de um carro. Explicam ainda que alguns automóveis possuem uma reserva maior, o que permite que este rodem bons quilômetros nessa condição.
Porém, isto deve se dar de forma eventual – jamais corriqueira, como prática habitual. Com o intuito de fazê-lo compreender melhor os riscos e prejuízos advindos dessa prática, o blog do Grupo Saga preparou este artigo. Confira.
Superaquecimento da bomba elétrica
É isto mesmo: trafegar com baixo nível de combustível pode resultar no superaquecimento da bomba elétrica. Vale lembrar que os carros mais novos possuem uma bomba interna e não mais externa.
Com isso, como não existe mais o sistema de refrigeração com o próprio meio, o combustível é que faz essa função. Logo, se o carro anda com pouco combustível, a bomba pode superaquecer, o que naturalmente diminuirá a sua vida útil.
Problemas nos bicos injetores e nos filtros
Infelizmente, há outro dano que é bastante frequente nos carros que frequentemente circulam na reserva: o entupimento dos bicos injetores e dos filtros.
Isso acontece por uma razão simples: com a quantidade de combustível reduzida, a bomba suga as partículas depositadas no fundo do tanque e a sujeira, com isso, pode chegar até os bicos e filtros.
Caso isso ocorra, naturalmente o seu carro ficará mais fraco, além de que começará, inevitavelmente, a apresentar falhas na partida, podendo fazer com que seu carro “morra” repentinamente, inclusive enquanto circula.
Ar na linha de combustível
O Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (CESVI Brasil) já declarou que, em situações em que o carro é muito exigido - como em subidas íngremes, curvas acentuadas e freadas bruscas -, se o nível do tanque estiver baixo, na reserva, aumentam as chances de entrar ar na linha de combustível.
Isso, quando ocorre, provoca falhas graves no funcionamento do motor e desdobramentos, algumas vezes, dispendiosos.
Risco de multa
É sempre bom lembrar: pane seca dá multa! Portanto, se você tem o hábito de transitar sempre com o tanque de combustível na reserva, cuidado, pois se houver pane seca, além do transtorno e constrangimento, você ainda pode ser multado por algum agente de trânsito.
Afinal, de acordo com o artigo 26 do Código de Trânsito Brasileiro, “antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino”.
Portanto, a dica para o motorista que deseja realmente economizar e não se submeter a apuros, é abastecer o automóvel antes mesmo de o tanque chegar à “reserva”.
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