Por que as fabricantes de carros têm modificado seus logotipos?
Data da postagem: 10/08/2020
Por que as fabricantes de carros têm modificado seus logotipos?
Um amante mais atento do universo automotivo já deve ter reparado: do início do ano para cá, diversas marcas importantes do segmento modificaram seu visual. O que está acontecendo? Por que essa “onda” de mudanças? Alguma razão específica?
Sim, existe um motivo específico e este é bastante simples: as grandes marcas desejam se adequar aos novos tempos, aos modernos conceitos visuais e, claro, às novas exigências estilísticas do mercado.
Isso porque a imagem pela qual a empresa é reconhecida tem elevada importância, o que justifica uma atenção redobrada com a construção de uma identidade visual antenada ao momento e à proposta da marca automotiva.
Logotipo: as mudanças
Duas marcas de alto renome – Volkswagen e Audi -, durante a pandemia, criaram logotipos especiais que têm a missão de fortalecer a ideia do distanciamento social.
Outra fabricante importante que também promoveu mudanças na identidade visual da marca foi a Fiat, que estabeleceu dois pilares nisto que chamou de “reconstrução do ícone visual da marca”.
Explica a Fiat: “O primeiro deles (pilar) é a Fiat Flag, que é a representação visual da italianidade. As quatro linhas homenageiam a origem italiana da companhia d eum modo único e atual. O segundo ícone visual é o Fiat Script, que substitui o escudo bordô. Além de carregar a história da marca, traz mais simplicidade e modernidade para visualizar a identidade da marca”.
De modo geral, o recente fenômeno de atualização visual passa também pela nova fase de disseminação de motores híbridos e elétricos no mercado. Com isso, as fabricantes planejam mostrar a preocupação com questões de momento – como tecnologia, sustentabilidade e preocupação ambiental.
Quem também promoveu mudanças significativas no logotipo foi a BMW, que aplicou ao novo desenho os seguintes pilares da empresa: eletrificação, conectividade, compartilhamento e autonomia.
A partir dos traços mais limpos aplicados em geral pelas fabricantes, com menos detalhes como simulações de 3D, os logotipos modernos tendem a garantir um reconhecimento mais rápido da marca nas plataformas digitais.
Isso inclusive tem garantido a confecção de versões mais minimalistas, pelas marcas, para, assim, “despoluir” a visão em telas cada vez menores.
E aí, gostou de aprender por que as fabricantes de carros têm modificado os seus logotipos? Então continue acompanhando o Grupo Saga pelos nossos blogs e redes sociais – sempre com novidades e curiosidades como esta.