Conheça tudo sobre o óleo do motor, que é o “sangue” do carro
Você sabia que o óleo do motor do seu carro é como o sangue do corpo humano: vital para o funcionamento ideal do veículo? É isto mesmo! E assim como o sangue requer cuidados, com o óleo do motor não é diferente.
Data da postagem: 10/10/2020
Conheça tudo sobre o óleo do motor, que é o “sangue” do carro
Você sabia que o óleo do motor do seu carro é como o sangue do corpo humano: vital para o funcionamento ideal do veículo? É isto mesmo! E assim como o sangue requer cuidados, com o óleo do motor não é diferente.
A começar pelo fato de que, embora muitos negligenciem esta característica do óleo do motor, ele tem prazo de validade – e utilizá-lo para além dessa validade pode prejudicar a performance do carro, aumentar o consumo de combustível e, até mesmo, fundir o motor.
Mas, afinal, o que é e para que serve o óleo de motor? Simples: o óleo é um dos principais componentes garantidores do funcionamento eficiente e seguro do motor.
Ele é responsável por diminuir o atrito e o desgaste das peças do carro, bem como por evitar o contato direto entre duas superfícies metálicas. Mais: o óleo refrigera o motor, evitando o superaquecimento.
E não param por aí as funcionalidades do óleo de motor, que é também quem garante a limpeza de impurezas resultantes do funcionamento do motor, evita a corrosão e faz a vedação a fim de impedir a passagem de gases da combustão para o cárter.
É exatamente por esta razão que, com o uso, os lubrificantes escurecem, sobretudo aqueles que trabalham com gasolina ou diesel, já que é do óleo a função de manter tudo limpo e funcionando plenamente bem.
Não use óleo vencido
Agora que você já sabe tudo sobre o óleo - para o que serve e suas funcionalidades – vamos destacar um aspecto básico, porém fundamental para um funcionamento adequado do motor do carro.
Estamos falando da troca do óleo em dia – com aplicação do lubrificante adequado ao seu carro. É importantíssimo que você mantenha a troca de óleo dentro do calendário correto!
Não negligencie essa prática, pois o custo desse descuido pode ser altíssimo, caso o motor do seu carro seja fundido por falta de troca de óleo.
Quanto aos períodos de troca, uma coisa muito importante: você, motorista, jamais deve esperar o veículo apresentar sinais de problemas – como, por exemplo, acender a luz no painel, aumentar o consumo de combustível ou elevação de temperatura.
Antes que tudo isso aconteça, promova a troca de óleo, respeitando os indicadores de quilometragem insertos no manual do proprietário.
Seguindo todas essas recomendações à risca, é certo que jamais você enfrentará problemas mecânicos decorrentes da falta de cuidado com o óleo de motor.
E aí, gostou de saber tudo sobre o óleo de motor? Maravilha! O Grupo Saga tem orgulho de poder contribuir com seus clientes, levando informação de qualidade sobre o universo automotivo.
Siga o Grupo Saga nas redes sociais e leia mais dicas como esta diariamente.