Nova CNH já está valendo em território nacional a partir de Junho de 2022.
Data da postagem: 23/06/2022
Nova CNH já está valendo em território nacional a partir de Junho de 2022.
A carteira nacional de habilitação (CNH) mudou. O novo modelo acompanha o padrão internacional e já está sendo emitido em território nacional desde o dia 1° de Junho de 2022. O documento sofreu alterações, inclusive no visual, seguindo a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Cetran), feita em de dezembro de 2021.
Confira todas as alterações do novo documento e descubra quando é preciso emitir a sua.
A nova carteira de habilitação (CNH) será emitida em um novo padrão a partir de 2022.
O visual recebeu atualização e agora as cores verde e amarelo são destaques no papel moeda. Elementos visuais auxiliam um fácil reconhecimento, com figura de automóveis para indicar a categoria da habilitação e se o titular do documento está autorizado a conduzir este tipo de veículo.
Para diferenciar carteiras de habilitação e permissão para dirigir, os documentos serão marcados no canto superior direito com a letra “D” para habilitações definitivas e com a letra “P” caso seja apenas uma permissão. Para os motoristas em atividade remunerada, haverá um espaço destinado a informações sobre o desempenho da função.
E mais uma dentre várias novidades: a nova CNH oferece ao condutor a opção de utilizar o nome social no documento, desde que já tenha os outros documentos retificados. Segundo a medida publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 23 de dezembro, também será possível filiação afetiva do condutor no documento.
O QR Code na parte de trás do documento será mantido! Já presente em carteiras de habilitação desde 2017, o código armazena além das informações uma fotografia do condutor.
Mais segurança!
Agora, a carteira de habilitação terá a mesma medida de segurança de passaportes que visa impedir adulterações e fraudes.
O Código MRZ (Machine Readable Zone) será uma das novidades para a segurança. Presente em quase todos os documentos oficiais de viagens, duas linhas com o nome do portador, números de identificação e símbolos, buscam oferecer mais precisão e rapidez. A leitura é feita por um aparelho eletrônico e confirma a autenticidade.
Para facilitar e garantir a segurança em diferentes cenários para quem possui a CNH e para quem trabalha em postos de identificação, a nova versão do documento terá elementos gráficos visíveis apenas em luz ultravioleta, além de tradução em inglês e espanhol e um campo específico indicando restrições médicas.
A nova CNH 2022 é obrigatória?
O novo padrão não é uma exigência imediata, a mudança vai ocorrer de forma gradual, conforme os motoristas forem renovando suas carteiras ou emitindo a segunda via.
A emissão da nova CNH só se torna obrigatória nas seguintes situações:
Solicitação de emissão da versão física da CNH;
Na aquisição da permissão para dirigir (PPD), com validade de 1 ano;
CNH definitiva, ao término do prazo de validade de 1 ano do PPD;
Acréscimo de categoria;
Em caso de reabilitação do condutor;
Em caso de alteração de dados;
Na substituição do documento de habilitação estrangeira.
Se você quer se manter atualizado e ter a nova CNH em mãos antes do vencimento do seu antigo documento e não se encaixa nas situações acima, essa também é uma possibilidade.
Como emitir o documento?
Condutores em formação receberão a CNH no novo padrão a partir de junho, assim como as carteiras de habilitação renovadas.
Em caso de renovação, você deverá solicitar no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da sua região.
Vale lembrar que a renovação não é gratuita, se prepare para pagar taxas. No geral, o valor para renovar a CNH no país varia entre R$ 80 e R$ 150.